sábado, 28 de junho de 2014

O desafio do professor em uma sala heterogênea

Toda sala é heterogênea nos conhecimentos, e isso é um grande desafio do professor. Os casos a se evitar são:

  • Dar vasão ao conhecimento dos mais interessados. São os alunos que puxam mais o professor que fazem isso acontecer. Se por um lado o professor se sente estimulado de estar pensando junto com o(s) aluno(s), tratando novas facetas ou aprofundamentos da aula, por outro deixa todo o resto da sala para trás, o que é péssimo pois aumenta ainda mais a diferença do que sabe mais para o que sabe menos. 
  • Nivelar por baixo e acompanhar de perto os mais desinteressados. Na tentativa de abarcar todos, sair fazendo revisão em cima de revisão, recapitulação de conteúdo, procurando atender os que estão mais fracos na matéria. Pode ajudar bastante a nivelar toda a turma, porém irá perder uma coisa chave na educação: O interesse do saber dos mais conectados com a aula. Perder essa fagulha pode apagar a chama pelo conhecimento para sempre naquele aluno interessado. 
Uma estratégia é unir os interessados, apoiá-los no tempo que der, e pedir o apoio deles para com os outros que estão ficando para trás. Algumas estratégias seriam:
  • Monitores: Alunos bons na matéria para tirar dúvidas de outros colegas. Já muito usado em salas de aula. Meus monitores de programação, em geral, eu nem mesmo pelo que façam seus códigos em sala, bastando apenas que eles tirem dúvidas e corrijam erros de outros alunos. 
  • Grupos heterogêneos para trabalhos: Ao propor trabalhos em grupo, sempre separar os grupos tentando equilibrar os melhores alunos com os mais fracos. Evitar àquele grupo dos crânios todos juntos!
  • Nota solidária: Se o aluno já tirou nota suficiente para passar, porque não pedir para que ele ajude outro que ainda está de recuperação no bimestre? O incentivo é mais nota: Peço para que o aluno voluntário ajude outro a melhorar a nota. Se o ajudado melhorar, o que ajudou recebe tantos pontos quanto o ajudado aumentou. Ex: O aluno reprovado com média 4,5, após a ajuda de um colega, subiu sua nota para 7,2. O aluno que ajudou recebe 2,7 pontos por ter se proposto ajudar o colega. Ganha quem ensinou, ganha quem aprendeu, e ganha o professor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.