quinta-feira, 23 de maio de 2013

Escambo, capitalismo e bitcoin

Existe na deepweb no submundo da Internet uma moeda descentralizada do mercado financeiro. É a chamada bitcoin, que por enquanto só aparece em notícias comuns por ser notoriamente usada para comprar coisas ilícitas. Crimes a parte, a ideia de uma moeda livre pode ser um ponto importantíssimo para uma nova organização social.

Pré-capitalismo

Nas primeiras comunidades humanas, com o nascimento e desenvolvimento da agricultura veio o excedente de produção. De forma reduzida, este excedente foi o início do comércio na humanidade: As tribos e grupos trocavam excedentes com outros humanos, e assim supriam suas necessidades.
Obviamente muita negociação deveria ocorrer, já que a cotação de quanto de arroz pode ser trocada por milho era algo bastante subjetivo. Nesse momento nasce a moeda, algo que simbolize um valor. Ouro, prata, cobre, marfim, e até sal (daí a palavra salário) já foram usados como moeda, e seu valor era atribuído a dificuldade em obter o material. Porém já nessa época da humanidade a desigualdade aparece: Se um país é mais fértil, ou se tem mais jazidas de metais preciosos, o balanço econômico irá beneficiar mais uns do que outros.
A evolução da moeda passa pela emissão do papel-moeda lastreado (um documento que é garantia de uma dada quantia em ouro em posse do governo) para o papel-moeda moderno, garantido apelas pela saúde econômica do país que emitiu o dinheiro. A emissão desse dinheiro é controlada e centralizada, e os meios de produção se dobram a sua vontade. O monstro econômico nasce, para no século XX ser alimentado pelo liberalismo e pelo mercado financeiro.
Mas... e se no início dessa história o ouro fosse substituído por algo que todos os seres humanos pudesse minerar em casa? E se a moeda fosse baseada na matemática?!

Fazendo dinheiro em casa

O bitcoin é basicamente um par de números. Mas não números comuns; eles são feitos de números primos, essas maravilhas da matemática, tão imprevisíveis de serem encontrados. Basicamente funciona assim:
  • Encontrar um número primo grande é algo muito difícil. Eles aparecem de forma aleatória entre os números, e nenhum algoritmo criado até hoje consegue prever todos os números primos. Então o lance é ir testando um a um. 
  • A criptografia RSA utiliza a multiplicação de dois números primos para criar um terceiro número, que é chamado chave pública. Um cálculo simples com os dois números primos gera a chave privada. O pulo do gato da tecnologia é que é muito fácil multiplicar os dois números primos para ver se bate com a chave pública, porém é dificílimo encontrar quais números primos multiplicados geram esse valor da chave pública (caso queira conhecer a fundo, assista este ótimo vídeo).
  • O bitcoin nada mais é do que a geração dessas duas chaves pública e privada. Seu valor deriva da quantidade de energia elétrica necessária para manter os computadores (e as GPU's) funcionando para criar um bitcoin (tarefa que pode levar dias para ser realizada). 
  • O protocolo de transferência entre carteiras eletrônicas garante que um bitcoin não seja utilizado mais de uma vez pela mesma pessoa, assegurando falhas nas transações. 
Dessa forma, um usuário comum, com um computador comum (é necessário uma boa placa de vídeo) pode gerar dinheiro em casa, convertendo energia elétrica em bitcoins que podem ser comercializados pela Internet de forma autônoma do mercado financeiro. Existe um limite de quantas bitcoins podem ser geradas no mundo, que poderia impedir a inflação e a desvalorização da moeda. 

Fomentando sociedades alternativas

Desvinculado de um sistema financeiro, sendo gerada pela própria população, o Bitcoin seria uma ótima solução para uma nova organização social. Viajando um pouco na maionese, poderíamos imaginar grupos humanos de algumas centenas de pessoas, trabalhando, reciclando, gerando sua própria comida e gerando bitcoins através de energia solar e eólica. Essas bitcoins poderiam ser usadas para o comércio entre comunidades. Porém isso é assunto para outro post!

Aceitamos doações de Bitcoins! 1G8Hcdctyd8rP4TKBVYSqSw1YiEC2kki27

Um comentário:

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.