quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Software Livre - Uma escolha política

Já escrevi aqui as razões inteligentes boas para usar softwares livres (Post: Por que software livre é positivo para a humanidade). Mas é muito importante que os usuários de SL entendam o movimento político por trás desse uso.

Primeiramente o uso de SL tem grandes razões econômicas, principalmente para países em desenvolvimento como o Brasil. Quando você vai a uma loja e compra um software proprietário, como o Windows da Microsoft, boa parte do valor pago sai do país, indo engordar as economias dos países desenvolvidos, especialmente os USA. A geração de renda e emprego da simples venda é mínima para o pais, comparado com o volume de negócios que o SL pode proporcionar. Já com o Software Livre, mesmo este sendo distribuído gratuitamente, seu uso demanda profissionais tanto na instalação, na manutenção e na adaptação desses softwares para as empresas. A cadeia de geração de empregos não para ai, já que a capacitação desses profissionais em SL também representa uma grande fonte de renda ligado ao SL.

Muitas recomendações governamentais condenam o uso de dinheiro público para o ensino e capacitação de tecnologias proprietárias. E isso está corretíssimo: No momento em que eu capacito minha população em uma ferramenta proprietária (como o Windows), eu estou garantindo uma continuidade de um monopólio privado, e garantindo a continuidade de venda de softwares da empresa proprietária, tudo isso gerando renda que irá deixar o país, e não irá promover a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias similares aqui.

Outro ponto importante do SL é sua capacidade de adaptação. Como este vem junto com o código-fonte, significa que um programador pode alterar as funções do software, e adaptar seu funcionamento às necessidades. Obviamente este procedimento necessita de uma capacitação, porém este tipo de instrução quando dada à população gera novas ferramentas e fomenta a pesquisa e desenvolvimento. Todo esse movimento pró-Software Livre tente a garantir ganhos nos mercados de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.