segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O problema da 'energia' dos metafísicos

Isto NÃO É energia!
Ah, energia... quantas vezes teu nome foi falado em vão! É na música, na poesia, na pregação da igreja... é, você está em todo lugar (de fato). Mas tem muita gente inventando com teu sagrado nome, e viajando na maionese!

Não preciso dizer o que é energia. A wikipedia (wikipedia.org/wiki/Energia) consegue trazer uma boa explicação do que de fato é o sujeito aqui: a energia estudada da física. É essa 'coisa' que consegue se transmutar em energia potencial, ou cinética, ou elétrica, ou elástica, ou sonora... mas nunca transcedental!

Minha cisma aqui é que está virando comum a galera bicho-grilo a comunidade transcedental citar termos e conceitos físicos e científicos para embasar (mal) os pensamentos metafísicos. É gnóstico citando Hawkins, é religioso citando Einstein, é livro de auto-ajuda falando de teoria das cordas. Menções honrosas ao livro/filme O Segredo, O cocô em papel livro Hercólubus, e o site do filósofo XR (direto do túnel do tempo) xr.pro.br/ .

A comunidade metafísica deveria logo entrar em um consenso e parar de usar a palavra energia (que já está bem estabelecia do que é, tirando o uso poético) e começar a pensar em outras denominações para essa outra 'energia', que:

  • É conseguida no ato da concentração ou na euforia de uma celebração;
  • Passada através de reikis e afins;
  • Acumula-se em agulhas de acupuntura ou similares;
  • É bloqueada com amuletos, fitinhas, penduricalhos e imagens (no caso, a energia negativa);
  • Acumula-se em cristais, pedras, e na borda de seres vivos ou espirituais;
  • É recebida quando se entra em um canto 'sagrado', bonito, histórico ou importante.
Essas 'energias' ai em cima não estão sincronizadas com as leis da termodinâmica, por exemplo. Então não são energias, ora! Olha... se quer chamar de algo, dá pra se pensar em outras denominações melhores: Tchan, climão, leruwáit, aura, ou o meu preferido: Vibe! Pra evitar confusão, morou?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.