quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Não podemos viver sozinhos... fisicamente não dá!

Existe um programa na Discovery que retrata pessoas chamadas preparadores, que se estocam de comida, água e técnicas para sobreviverem caso aconteça algum desastre em escala global. Os riscos são reais: Explosões solares, asteroides, terremotos, ou mesmo o inevitável fim do capitalismo, e a era da escrotidão que viria virá em seguida.

É necessário metade dessa área para
sustentar a vida de uma pessoa
Assistindo ao programa, me veio uma dúvida: Quanto de terra eu preciso para garantir o meu sustento individual? Digo: Se eu estivesse só, e ainda tivesse alguma tecnologia e sementes, quantos hectares de terra eu precisaria ter para viver? A resposta é: Meio hectare! ou exatamente um quadrado de terra de 50m x 100m. Para os ruins com medidas, seria meio quarteirão de plantação.

Eu me assustei um pouco com o tamanho. Afinal um terreno desses não é nem perto do que os seres humanos comuns têm disponível em seus quintais. Na escola onde ensino irão revitalizar uma hortinha, e agora vejo que ela fara pouquíssima diferença na alimentação dos quase 400 alunos. O tamanho também jogou por água abaixo um plano meu de montar uma horta suspensa no meu mísero quintal de 16m²!

Meu pensamento seguinte foi ver que, para sobreviver mesmo, é necessário um grupo! Não dá pra, sozinho ou em casal, arar, plantar, agoar e cuidar de toda essa terra com facilidade (a não ser que o casal vá viver de batata pro resto da vida).

Para se ter uma diversidade mínima de cardápio, contando com as sazonalidades das culturas, imagino que tenha que ter pelo menos 10 seres humanos juntos, cultivando seus 5 hectares comunitários de terra, e ainda precisando trocar excedentes com outros grupos. Ou seja, nem que eu queira dá pra eu me jogar no meio de uma área desabitada para me isolar do mundo.

Olhando assim, até que dá pra condenar menos os amish!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.