domingo, 6 de janeiro de 2013

Os erros do marketing de incentivo a leitura

Tenho grandes motivos para crer que as propagandas de incentivo a leitura fazem um desserviço ao gosto de ler. Todos esses anúncios de que "ler também é um exercício", ou "ler é uma aventura" criam dois modos de pensar: que a leitura é algo chatissimo (daí precisa de propaganda maciça pra dizer o contrário); e criam um pedantismo nos que são adeptos da leitura (que por conta da sociedade da imagem, usam isso como forma de superioridade).

NÃO! Não sou contra a leitura. Pelo contrário, tento sempre incentivar em meus alunos o gosto pelos livros, mostrando que a leitura é um tipo de entretenimento diferente, mais duradouro e detalhado, porém tão aprazível quanto outros, mais imediatistas. Sempre cito como é interessante ver o paralelo entre um filme e um livro que contam a mesma história.

Uma coisa que aprendi ensinando programação é que se eu começo a aula dizendo que "a matéria a seguir é difícil, então prestem muita atenção", mais da metade da turma desiste antes de começar! Seus cérebros já bloqueiam seu raciocínio, e uma desculpa já está pronta para àquela apatia: "era difícil mesmo, não vou aprender".Então se uma propaganda incita a leitura, colocando uma aura de 'divertido e mágico', alguns não-leitores passarão por essa negação quase inconsciente, afastando-se ainda mais da leitura.

Esse movimento de incentivo a leitura tem criado, ao meu ver, livros que serão comprados ou dados de presente, mas que dificilmente serão lidos mesmo, como relato nas fotos abaixo!
Livros comprados por entusiastas de esportes, que provavelmente não irão ler todo. 

Livros PowerPoint: Uma coleção de frases bonitinhas com imagens para compor um livro que pode ser lido em 5 minutos. 

Fotolivros: Será que é porque uma imagem vale mais do que mil palavras?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.