![]() |
Evolução dos produtos Palm |
Olhando nos meus registros tive ao todo 10 palmtops (de 1998 a 2008):
- IIIe, 2MB, preto e branco.
- IIIc, 8mb, colorido.
- m130, 2mb, colorido.
- m100, 2mb, preto e branco.
- Zire 71, 8mb, colorido, com câmera.
- Palm Tungsten (lindão!) colorido.
- PocketPC da HP (virei a casaca!)
- Sony Clié NX60 (câmera, teclado, resolução de 320x480, GPS via cartão de expansão!)
- Sony Clié TX (câmera, teclado, wi-fi, resolução de 320x480, rivalizaria com muito smartphone hoje!)
- Palm Centro, smartphone.
![]() |
Palm Foleo, o natimorto precursor dos netbooks |
Depois desses ai passei para os smartphones com Windows Mobile, e por último estou com um Android.
Minha tristeza com a empresa é que ela tinha a inovação na mão. Ela era, no começo do século XXI, a dona da tecnologia mais promissora para mobilidade, e tinha mais de 90% de market share. Porém uma sequência de mancadas administrativas afundou a empresa. Entre elas:
- Em 2001 o novíssimo Tungsten executava seus programas em um processador ARM e seu sistema operacional PalmOS 5. Em 2008 o smartphone Palm Centro ainda usava o mesmo processador e o mesmo sistema operacional!
- Em 2007 a empresa estava para lançar uma revolução: O Palm Foleo, que era um notebook super leve, com tela pequena, somente para acessar a internet. Ao apresentar para o mercado, vários analistas não entenderam aquele equipamento que ficava entre um notebook e um netbook. A empresa, faltando meses para o lançamento, desistiu do equipamento. 6 meses depois a Asus fatura alto com o conceito de netbook, um equipamento leve, simples, para acessar a internet. O conceito evolui até agora, com os chromebooks.
- Os recentes lançamentos, como o Palm Pre, foram chamados de iPhone-killer. Porém por pouca distribuição aos revendedores, e parcimônia no investimento, o produto é raro e o novíssimo WebOS não lista nem nos novos sistemas operacionais para tablets.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.