quarta-feira, 8 de junho de 2011

Faça as pazes com seu passado

Li hoje no twitter do escritor mal compreendido de best sellers Paulo Coelho (@paulocoelho) uma frase que coincidentemente comentei em uma conversa essa semana:
Faça as pazes com seu passado, ou ele destruirá o presente.
(O Aleph)
 Discussões a parte sobre opinião sobre o Paulo Coelho (particularmente comecei a gostar dele quando participou do Nerdcast, se mostrando uma pessoa sincera, direta, e bastante nerd!), acho que muita gente deveria se conectar mais com o seu passado, e aceitar que esse passado é o que faz você ser o que é hoje.

Arrependimento

Muita gente carrega arrependimentos e mágoas, e se pudesse apagaria tudo da mente. Eu mesmo costumo fazer uma careta involuntária toda vez que lembro de algo que fiz que prejudicou alguém, ou alguma decisão que teve consequências marcantes. É uma pena que tenha que lembrar dessas coisas. Mas é importante que se lembre dessas coisas. São essas más lembranças que nos lembram que somos imperfeitos, que podemos falhar conosco e com os outros. E que nos impedem (ou tentam) de repetir os erros.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

A situação é bem relatada no ótimo filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, onde Jim Carrey faz um cara inseguro que tem que lidar com a situação de saber que sua ex-namorada o deletou de suas memórias. O filme mostra bem essas coisinhas de casal: Briguinhas por besteira, irrelevantes no começo, mas gotas d'água no fim da relação. Mostra essa coisa maluca que é amar, e muitas vezes odiar alguém que se ama.

É algo bem sentimental, mas tem uma lógica: Quando se ama você se abre para a pessoa. Essa pessoa conhece seus pontos fracos. Dai quando há um desntendimento esses segredos são usados contra você. E você fica com uma raiva múltipla: Primeiro pela traição de se usar seus pontos fracos, e segundo porque foi você mesmo quem entregou a faca para receber a punhalada, ainda mais para a pessoa que você mais gosta! Tu quoque, Brute, fili mi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.