sábado, 2 de abril de 2011

Por que o software livre é positivo para a humanidade? Parte I

No mundo da tecnologia existe uma eterna rivalidade entre o software comercial e o chamado software livre, que rende muitas piadas, discussões, e em alguns círculos, muitas intrigas! Diferente do que muita gente pensa, eu acho a discussão idiota irrelevante hoje em dia. Sim, eu uso majoritariamente software livre em meu computador, e faço sim propaganda dele. Mas tirando o idealismo, quando mostro o software livre para alguém é porque realmente acredito que suas funcionalidades são a solução para muitos problemas do usuário comum.

Software proprietário não é só Microsoft!

Incrível o número de pessoas que remete automaticamente o nome Microsoft ao falar de software comercial. Esquecem que Corel, Apple, Adobe, Norton... todas as grandes empresas que conhecemos trabalham com o modelo comercial de software. E esse modelo de mercado tem sua importância! Se não fosse a Microsoft e a Apple, e seu modelo comercial de software, talvez o computador ainda estivesse restrito a uma gama de Nerds e Universidades!

Software Livre não é Software Grátis!

Outro erro comum entre a massa. Software livre é um software que vem junto com o código-fonte, o que permite que possamos alterá-lo. Também implica que esse software tenha uma licença de uso que diz que todas as alterações que eu fiz possam ser redistribuídas a outros usuários, e que esses também possam alterar o programa. Tecnicamente eu posso até vender esse software, mas obrigatoriamente terei que incluir o código-fonte dentro.

O que significa usar o código-fonte para alterar um programa? Pense no código-fonte como uma receita de um bolo, e o software como o bolo. A Microsoft é uma padaria que vende o bolo pronto, mas não dá a receita para ninguém (porque acha que o bolo dela já é perfeito). Se você comprou o bolo, mas não gosta de alguma coisa nele, não tem muito o que fazer senão engolir! Já outras padarias, adeptas do bolo livre, distribuem junto do bolo a receita do tal! Você pode mudar essa receita (retirando por exemplo àqueles cravos da índia, eca!) e deixar o bolo mais a sua cara! Qual a condição? Que se você der o bolo pra mais alguém, que mande junto a receita!

Quem criou o software livre, e como ele vive se não vende seu produto?!

O software livre é criado em grupo. Foram milhares de pessoas juntas, cada uma fazendo uma pequena parte, com a coordenação de um grupo maior, que criaram os softwares maravilhosos, que se equiparam aos softwares comerciais por ai! Quem colaborou, doou uma parcela de seu tempo pelo software, e no final ganhou o software completo para usar! As pessoas que trabalham com software livre ganham a vida dando consultorias, fazendo instalações e cobrando por personalizações, um mercado cada dia maior (eu mesmo passei muitos anos colaborando e vendendo serviços atrelados à SL).

Motivos para se usar software livre em casa:

  • É gratuito: Dai você pode parar de fazer pirataria! Lembrando que o uso de software pirata é um risco imenso para a segurança dos dados do usuário. 
  • É seguro: Como o software está em constante revisão por centenas de programadores diferentes, bugs e falhas de segurança são rapidamente fechadas.
  • É imune aos vírus: Devido a sua característica de segurança em primeiro, os códigos maliciosos que tanto atormentam os usuários windows não executam no linux. Mesmo se executarem, não alteram o sistema (já que por default o usuário linux não tem permissão para isso). A falta de popularidade (ainda) também influencia na não-existência de pragas virtuais. 
  • Há programas: Para quase todo software proprietário, existe um similar em funcionalidade. Pode não ser idêntico, mas precisa ser?
Obviamente existem motivos para não usar. Um deles é a falta de popularidade: Dai você recebe um arquivo proprietário (DOCX, CDR, etc.) ou quer testar um jogo, e estes não rodam (ou abrem precariamente) no Linux. Para muitos, isso já é motivo suficiente para não usar! Mas se o usuário final medisse melhor os prós e contras, talvez tivesse menos preocupações com infecções e perda de dados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.