domingo, 6 de junho de 2010

Por que Darwin é um dos seres humanos à parte?

Hoje fui ao cinema assistir o filme 'Criação', que mostra a história romantizada de Charles Darwin anos antes da publicação de seu livro 'A Origem das Espécies'. O filme mostra basicamente o conflito de Darwin entre amigos que o incentivavam à publicação do texto e sua esposa, que temia o castigo de deus pela heresia de sua descoberta. Tudo isso temperado pela perda da fé de Darwin após a morte de sua filha primogênita, que no filme é retratada como uma possível sucessora de Darwin nos pensamentos evolucionistas.



Mostrar um Darwin humano, temente à deus, foi uma ótima surpresa! Havia lido num blog amigo uma crítica ao filme por ele se ater pouco à teoria da evolução. Mas isso foi ótimo! Ver que a idéia da evolução teve um parto difícil, longo (foram 10 anos para Darwin ter coragem de publicar) para mim só dá mais valor à força dele em enfrentar o mundo e lançar a semente para a desconstrução do pensamento retrógrado da religião.

Nunca li 'A Origem das Espécies' original, mas terminei semana passada o livro 'O Maior Espetáculo da Terra', do estimado polêmico Richard Dawkins. O livro é, nas palavras do autor, tudo aquilo que Charles Darwin precisaria ler para saber nos dias de hoje até onde sua teoria teria chegado. Dawkins não poupa elogios à Darwin, mostrando que mesmo sem conhecer a genética, Darwin estava corretíssimo quando porpôs a herança de características entre pais e filhos. Se você ainda têm dúvidas a respeito da evolução, leia! Se você não tá afim de encarar 400 páginas de biologia evolutiva, vou relatar em posts futuros os pontos principais do livro.

Um comentário:

  1. Adorei o filme do Darwin, 'Criação'.O embate razão versus fé de forma sutil, delicada e inteligente com uma dose de tanatologia e psicologia. Achei interessante a forma como foi retratada a fé na figura da esposa de Darwin que sutilmente e educadamente,sem uma posição fervorosa tentava fazê-lo crer em Deus ou pelo menos respeita-lo usando suas atitudes e não de pregações sem sentido. Acho que esse seria um bom exemplo para apreendermos a conviver com as diferentes crenças e ideais.

    ResponderExcluir

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.