sexta-feira, 11 de junho de 2010

Por que astrologia é bobagem?


Esta semana instalei um novo programa chamado Stellarium (www.stellarium.org - Software Livre para Linux). Trata-se de um guia muito completo de observação estrelar, para uso com ou sem equipamentos de observação. O programa permite ver os astros visíveis em uma dada localização e em uma dada data, ver detalhes dos astros e detalhes das constelações das mais diferentes culturas humanas (astecas, egípcios, chinês, e até tupi-guarani).

A questão que muita gente não compreende é que as constelações são construções humanas. São representações de imagens humanas (animais, coisas) em estrelas ou agrupamento de estrelas que não têm ligação alguma umas com as outras (do ponto de vista da Terra ela estão próximas, mas de fato não estão!). E que cada agrupamento humano 'viu' imagens diferentes nas estrelas, olha que interessante! Aonde um asteca via uma serpente, hoje o ocidental vê Aquário. Se você entende que são construções humanas, deve saber também que o significado de cada coisa também é mero devaneio humano!
Sim, e os planetas?

Marte é um planeta. Quando os antigos começaram a olhar o céu estrelado, viram que algumas 'estrelas' não eram fixas na abóbada celeste. Elas andavam muito rapidamente, e as vezes faziam movimentos espirais no espaço. Chamaram esses astros de planetas, que significa "aquele que vagueia".

O significado de cada planeta também é uma convenção humana. Marte (equivalente grego Ares) foi batizado como o deus da guerra por ser vermelho e por ser rápido. Seu significado astrológico também é da mesma forma; algo que alguém disse: isso é assim e pronto!

Astrologia é uma ciência?


Não! Claro que não! Ciência é tudo aquilo que usa o método científico de análise, ou seja: Precisa ser testado e validado à experimentação, e seus resultados precisam ser iguais em cada experimentação. Como a associação de 'significados' dos movimentos é completamente arbitrária, não há como provar que isso está certo ou não.

Quer dizer que nenhum astro influencia em nada na vida humana?


Somente um astro exerce comprovadamente influência na terra: A Lua! De fato muitos cientistas procuram a relação do período fértil humano com as fases da lua, ambos com 28 dias. Também é lógico lembrar da influência gravitacional nas marés. Porém não se extende muito mais que isso: Essa balela de que cortar cabelo dependendo da lua é a maior lenda urbana (o cabelo cresce a uma taxa média de 1cm por mês, independente da lua). Em mim, a influência do astro ocorre! Em noites de lua cheia dá uma vontade imensa de ir no bar Zé do Mangue tomar umas!

Astrologia de jornal é balela, mas mapa astral funciona, né?

Não. Não serve de nada. Você pode achar que funciona, porque você como ser humano está sempre buscando se classificar em algo. Mas a influência de astros a centenas de anos luz de distância não dita quem você é. Você é uma mistura de genética e educação. Se quer se rotular classificar em alguma coisa, que tal pesquisar sobre eneagrama?

Em um passado remoto o astrólogo e o astronomo eram a mesma pessoa. Mas em algum momento da história, uma parcela dessas pessoas se deu conta de que o universo é grgante, gigantesco! Maior do que qualquer coisa que você possa pensar. E que a posição de astros no céu nem deve se levar em conta, já que a luz daquele astro levou milhares ou milhões de anos viajando até chegar ao seu olho. Provavelmente o astro em questão nem mais lá está, ou pode até nem mais existir!

Se esses atuais astrólogos pegassem uma luneta em uma noite aberta, veriam o tamanho do universo, e talvez se tocassem da irrelevância humana perante o espaço. Como disse Sagan, "somos poeira de estrelas".

Um comentário:

Você é responsável pelo que posta. Com um grande poder vêm grandes responsabilidades. Mesmo assim qualquer material ofensivo, ilegal ou comercial será apagado.